Acessos

terça-feira, 11 de maio de 2010

O determinismo nas igrejas

Não sei se o leitor já percebeu a nova onda de pregações e ministrações altamente deterministas. Como assim? Você já ouviu da boca de algum pregador as seguintes frases: "Igreja, determine hoje a sua bênção", ou "hoje eu determino que Deus vai te dar vitória" ou "Diga para o seu irmão que a bênção dele já esta determinada hoje".

Pois é, o evangelho "determinista" usado por alguns dos evangélicos nos traz a impressão de que Deus é obrigado a responder positivamente os delírios e caprichos dos fiéis; afinal de contas, eles estão pagando pelas bênçãos recebidas.

Há pregações que se concentram em determinar bênçãos, curas, milagres, bens materiais, e isso está se tornando rotineiro nas nossas igrejas. E nós, servos dO Senhor, estamos nos esquecendo de que somos apenas servos e que Deus, O Todo-Poderoso, é soberano. Daí eu pergunto: Quem somos nós para determinar a Deus nossa bênção? Quem somos, para imprensar Deus na Parede? Será que paramos para meditar que não somos merecedores e que foi Ele que nos fez merecedores da graça, favor não merecido? Acho que não, e olhe que isso é o mínimo se levarmos em conta os pregadores renomados que vendem até orientações, como é o caso do pastor Marco Feliciano, que lançou a campanha "O milagre vai acontecer". Nela, o famoso pregador traz orientações práticas de como o milagre pode acontecer, sendo que uma delas é sacrificar o valor simbólico de R$ 7,00, que deve ser enviado através de depósito ou boleto bancário, para uma de suas contas bancárias.

É vergonhoso ver o evangelho ser tratado assim. Não discordo de que os pastores, pregadores, cantores; vivam da obra com seus materiais de estudos, livros, CDs; mas se utilizar daquilo que de graça recebemos para benefício próprio, isso é vergonhoso. Só falta agora esses "produtos" possuírem garantia. Se eu não conseguir minha bênção eu devolvo o produto e você me devolve o dinheiro.

Deus nos ajude, ungindo nossos olhos, boca, ouvidos, coração e intelecto para que esses modismos não venham nos contaminar e que O nome dO Senhor Jesus Cristo seja exaltado em nossas vidas.

Rafael Fonsêca

Nenhum comentário: