Acessos

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Permanecer Inabalável!

Permanecer inabalável nem sempre é fácil. Parece que mesmo aqueles que ocupam posições de prestígio, às vezes, decaem dessas posições quando enfrentam oposição, adversidades ou mesmo tentações.
De fato, a capacidade de permanecer altivo talvez seja exatamente o primeiro passo para se superar uma circunstância inquietante. Martinho Lutero expressou a necessidade de se apoiar em algo mais elevado nesta oração freqüentemente citada: “Aqui estou. Não posso agir de outra maneira; Deus me ajude! Amém!”.
Uma das maiores contribuições de Lutero foi sua tradução da Bíblia para o alemão, uma tarefa que certamente encontrou oposição. Esse trabalho obrigou-o a pensar profundamente sobre os desafios enfrentados pelos vários homens e mulheres da Bíblia, que se apoiaram em Deus em busca da força que os capacitou a permanecer inabaláveis. Não há dúvida de que esse estudo intenso sustentou-o, apesar da oposição que enfrentava.
Um relato sobre Moisés ilustra esse ponto metaforicamente. Quando os filhos de Israel enfrentaram os Amalequitas em combate (ver Êxodo 17), Moisés ficou no cume do monte com o cajado de Deus em suas mãos. À medida que a batalha se intensificava, cada vez que Moisés ficava cansado e baixava as mãos, as coisas mudavam e o inimigo começava a ganhar terreno. Percebendo isso, Arão e Hur se postaram, um à direita e o outro à esquerda de Moisés e seguraram suas mãos no alto e comfirmeza “até ao pôr-do-sol”, e ganharam a batalha.
Moisés recebeu ajuda de seus amigos para permanecer firme naquele dia. Ele sabia o que tinha de ser feito e seus amigos o ajudaram a manter sua posição. Em troca, sua nação não foi derrotada e seu povo foi protegido. 
Uma jovem britânica vivenciou proteção semelhante na mais negra das circunstâncias, durante a Segunda Guerra Mundial. Seu pai era um negociante britânico e a família estava vivendo em Hong Kong, quando eclodiu a guerra. Homens e mulheres britânicos foram enviados para as Filipinas por medida
de proteção. Infelizmente, a jovem, sua mãe e seu irmão foram capturados e colocados em um campo de concentração japonês nas Filipinas.

Com amor abnegado, a mãe da moça protegia seus filhos, de todas as formas possíveis, freqüentemente dando-lhes a maior parte de sua escassa ração de arroz, durante as refeições. Mas o mais importante é que essa mulher, tal como Lutero, colocou toda sua confiança em Deus, recusando-se a se sentir derrotada
pela situação. Ela estudava a Bíblia  e o livro “Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras”*. A autora, Mary Baker  Eddy, escreveu: “Assiste ao homem o direito moral de anular uma sentença injusta, sentença que jamais foi imposta pela autoridade divina” (p. 381).
Deus era a única autoridade a que essa família prestava culto. Portanto, quando os guardas rotineiramente exigiam que os prisioneiros se curvassem diante deles, a mãe encorajava seus filhos a se curvarem com ela até o chão, mas em seguida ficavam completamente eretos. A mãe, de alta estatura, pegava o filho e a filha pela mão e se retiravam, sabendo, de forma inabalável, que estavam sob os cuidados do amor onipresente de Deus. A opressão não causava nenhum efeito sobre eles.
A prova disso veio quando sua prisão terminou, três anos e meio mais tarde. Embora isso tenha ocorrido durante os anos de formação de seus filhos e eles tivessem recebido pouquíssima comida e o mínimo de escolaridade, eles não sofreram nenhuma perda física permanente nem um retrocesso educacional, devido a esses anos de penúria. No final da guerra, quando os prisioneiros britânicos foram libertados pelas tropas americanas, a família retornou para a Inglaterra. A moça e seu irmão foram matriculados em escolas onde rapidamente recuperaram as aulas que haviam perdido e participaram plenamente das atividades esportivas e de todas as demais atividades para jovens adolescentes.
De fato, essa moça é agora uma avó particularmente bela e majestosa, e ainda vive de maneira inabalável e altaneira, confiante na proteção e no cuidado de Deus.
"Portanto, tomai toda a armadura
de Deus, para que possais
resistir no dia mau e,
depois de terdes vencido tudo,
permanecer inabaláveis.

Efésios 6:13"
* Ciência e Saúde com o Chave das Escrituras de Mary Baker Eddy, é encontrado em inglês e em mais 16idiomas, inclusive o português. Todas as traduções contêm o texto em inglês ao lado de cada página. Pode-se adquirir Ciência e Saúde e demais publicações da Ciência Cristã, nas Salas de Leitura da Ciência Cristã espalhadas pelo mundo todo. Atendemos também pelo correio; escrever para The Christian Science Publishing Society, P.O. Box 1875, Boston, MA 02117–1875 E.U.A.
Retirado do site: www.arautocienciacrista.com/arauto/.../monitor-permanecer-inabalavel.pdf

Nenhum comentário: